Províncias

Reabilitação do perímetro irrigado está para breve

Victor Pedro | Sumbe

O Governo Provincial do Cuanza Sul pretende reabilitar o perímetro de irrigação da localidade de Quissute, numa extensão de cerca de 25 quilómetros, circuito agrícola que compreende áreas dos municípios do Sumbe, Conda e Amboim (Gabela) para promover o desenvolvimento da agricultura na região.

Eusébio de Brito Teixeira (à direita) recebe explicações sobre o estado actual do perímetro irrigado de Quissute e suas potencialidades
Fotografia: Victor Pedro

O anúncio foi feito pelo governador provincial Eusébio de Brito Teixeira no final de uma visita para verificar o estado actual do perímetro de irrigação de Quissute e as suas potencialidades.
O governador afirmou que a visita permitiu identificar os problemas ligados ao perímetro de irrigação, que afectam as famílias camponesas que se dedicam à agricultura naquela área, assim como os ligados às áreas sociais.
Eusébio de Brito Teixeira referiu que a intenção da reabilitação do perímetro é diversificar a economia, criar mais postos de trabalho e acabar com o êxodo rural.
O potencial agrícola da província, salientou, deve ser acompanhado de sinergias para transformar as zonas verdes em grandes áreas de cultivo.
“O papel das instituições e os recursos humanos, como engenheiros, agrónomos, agricultores, maquinistas, académicos e a população no geral, são fundamentais para o sucesso do projecto”, declarou. O director em exercício da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, José Carlos, disse que, com estas acções, o sector pretende alargar as áreas de produção, que no passado foram potenciais zonas agrícolas.
José Carlos anunciou que o projecto vai ser executado de forma faseada e que “o primeiro passo foi dado com a visita do governador ao perímetro irrigado”.
A visita, referiu, vai permitir a harmonização de esforços entre a Direcção da Agricultura e os organismos que vão intervir na reabilitação do perímetro irrigado de Quissute. /> Após a desmatação dos terrenos, a sua preparação em parcelas cultiváveis e o levantamento das famílias camponesas, declarou, procede-se ao estudo dos moldes de distribuição dos lotes e começa-se o apoio aos camponeses.

Iniciativa louvável


O agrónomo e docente universitário do Instituto Superior Politécnico do Sumbe, Adérito Pais da Cunha, considerou a iniciativa “uma grande aposta do Governo Provincial, pois a área é potencialmente agrícola e deve ser bem aproveitada, tendo em conta os recursos humanos que estão ligados a este sector”.
Estas acções o Governo Provincial, disse, permitem explorar melhor a conjuntura que uniformiza as áreas técnicas, humanas e materiais para que as metas definidas durante a implementação do projecto sejam alcançadas. O agrónomo recordou que a parceria que existe entre o Instituto Superior Politécnico do Sumbe e o Governo Provincial é vantajosa para se aprofundar as áreas de investigação agrícola. A secretária provincial do Partido de Renovação Social , Isabel da Silva,elogiou a iniciava, sublinhando que “projectos do género são bem-vindos” e sugeriu que sejam também extensivos a outras áreas, como os das pescas, tecnologia e mineiro.
Nesta sua visita ao perímetro irrigado do Quissute, o governador provincial foi acompanhado pelos vice-governadores para o sector económico, técnico e infra-estruturas, directores provinciais, técnicos da agricultura, académicos, políticos e autoridade tradicionais.

Tempo

Multimédia