Províncias

Reclusas recebem apoio

Manuel Tomás| Sumbe

A Organização de Pioneiros Agostinho Neto (OPA), no âmbito do seu projecto de solidariedade, doou brinquedos, porta-bebés, triciclos e material diverso a reclusas da unidade penitenciária do Sumbe, das quais oito condenadas e quatro detidas.

Luísa Maurício chefe de informática
Fotografia: Fernando Camilo | Cuanza Sul

O primeiro secretário provincial da OPA, Eche Horácio Almeida, disse que esta acção de beneficência visa suprir algumas insuficiências que as crianças das reclusas enfrentam.
O responsável da OPA disse que esta acção enquadra-se nas comemorações do 50º aniversário da fundação daquela organização, assinalado dia 1 deste mês, tendo sublinhado que em alusão à data foram programadas acções de doação de bens alimentares a instituições sociais, nomeadamente o lar da terceira idade do Chingo, maternidade do Hospital 17 de Setembro do Sumbe, entre outras.
Para saudar a data, os pioneiros visitaram as instalações dos órgãos de Comunicação Social, nomeadamente Televisão Pública de Angola (TPA), Emissora Provincial da Radiodifusão de Angola no Cuanza Sul, ANGOP e Edições Novembro/Jornal de Angola, onde se inteiraram do funcionamento de cada órgão.
A chefe da secção de informação e análise do estabelecimento penitenciário do Sumbe, Luísa João Maurício, em nome das beneficiárias, mostrou a sua satisfação pelo gesto da OPA e solicitou que outras organizações, instituições e organismos públicos e privados sigam o exemplo, para a resolução de parte dos problemas que a população penal enfrenta.
O sistema de reeducação abrange a inserção das reclusas nas aulas de alfabetização, para que após a soltura possam melhor enquadrar-se no mercado do emprego e prosseguir a formação académica.
Luísa João Maurício frisou que durante o processo reeducativo têm sido transmitidos os procedimentos de como se comportar na unidade penitenciária e adiantou que as crianças de mães reclusas recebem todo o tratamento necessário, tendo direito à saúde e alimentação condigna (três refeições por dia), incluindo leite.

Tempo

Multimédia