Províncias

Recomendada a drenagem de águas paradas

Casimiro José | Calulo

Os participantes ao nono Conselho Consultivo da Saúde, realizado de 22 a 24  do corrente mês, na vila de Calulo, província do Kwanza-Sul, recomendaram a drenagem de á­guas paradas e a luta anti-larval, para acabar com o paludismo.

O Conselho Consultivo, que reuniu diversos responsáveis da super-estruturada provincial, considerou ser necessário incrementar a luta contra larvas, a drenagem de águas paradas e acabar com os focos de lixo nas zonas urbanas, suburbanas e rurais. Devido à fraca absorção dos técnicos de saúde já formados, os participantes querem que o governo da província adopte mecanismos junto das estruturas centrais para colmatar a falta de técnicos nas unidades sanitárias, sobretudo no meio rural. O nono Conselho Consultivo alargado da saúde recomendou a elaboração de projectos que permitam a interacção com as autoridades tradicionais nas comunidades, como condição para reduzir a mortalidade infantil.
Os participantes recomendaram ao governo da província a a­provação de medidas de atracção e retenção de quadros, num esforço conjunto com outras entidades, o­ferecendo mais oportunidades de condições de trabalho, formação e remuneração.
A expansão da rede sanitária e a formação de técnicos na área de estatística nas unidades sanitárias dos municípios, através das propostas das administrações municipais, foram também recomendações saídas do nono Conselho Consultivo a­largado da saúde.
Na sessão de abertura, a vice-governadora do Kwanza-Sul para o sector político e social, Maria de Veiga, apelou à inspecção da saúde no sentido de reforçar os mecanismos de controlo junto das unidades hospitalares da província, como premissa para uma assistência médica que satisfaça as necessidades das populações. A vice-governadora para o sector político e social salientou que as prioridades do governo da província do Kwanza-Sul incidem ao sector social, com destaque para a saúde, pelo facto de ser o factor de desenvolvimento de qualquer sociedade.

Tempo

Multimédia