Províncias

Recomendado estágio curricular aos estudantes

As sextas jornadas científicas do Instituto Médio Politécnico do Sumbe, no Cuanza Sul, recomendou sexta-feira a frequência dos estudantes de estágios curriculares, com vista a mitigar o binómio teoria/prática.

Durante as jornadas  científicas foi enaltecido o papel de cinco empresas parceiras que, além dos estágio profissionais, têm dado a possibilidade do primeiro emprego aos recém-formados.
A directora adjunta do instituto, Maria Olívia, destacou que a exposição dos estudantes, que visou estimular o espírito criativo e imaginativo, aprender a trabalhar em grupo, respeitando as opiniões e ideias contrárias  e desenvolver a capacidade de comunicação, demonstrou o envolvimento tendente à formação do homem novo.
“Foram vários temas expostos e que envolveram boa parte das nossas disciplinas que vão desde as mais teóricas às práticas, como a demonstração do nosso trabalho quotidiano”, precisou.

Durante dois dias fizeram parte da agenda a regulação e controlo automático de temperatura por termostato, a canalização eléctrica à vista, conexões mistas de protecção e a produção de corrente eléctrica.
As jornadas científicas abordaram igualmente a instalação eléctrica diversificada, passadeira, a elaboração de documentos múltiplos por meio de dados externos informáticos, higiene e segurança no posto de trabalho, esquema estrutural dos sistemas de refrigeração.

Na agenda constou ainda a instalação completa de um aparelho de ar condicionado do tipo split, parque de estacionamento automático, bombas de sugação de águas residuais, comutador de escada digital com célula foto-eléctrica e armário com sensor de protecção.

O Instituto Médio Politécnico do Sumbe lecciona desde 2008 os cursos de técnicos de energia e instalação eléctricas, além de técnicos de mecânica/frio e climatização, no qual estão matriculados 641 alunos.

 O Instituto funciona com nove professores expatriados e 30 angolanos que asseguram a componente técnica, tecnológica e prática.

Tempo

Multimédia