Províncias

Requalificação do Sumbe decorre sem sobressaltos

Victor Pedro | Sumbe

As obras de requalificação da cidade do Sumbe, na província do Cuanza-Sul, apesar de alguns constrangimentos de ordem financeira, decorrem de forma satisfatória, segundo o secretário de Estado para a Construção, Molares de Abril, que manteve quarta-feira um encontro com os responsáveis das empresas que executam o projecto.

Ângulo da cidade do Sumbe onde decorrem obras para melhorar a qualidade de vida
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

O secretário do Estado para a Construção prometeu a reavaliação da situação financeira, para se dar resposta às fases subsequentes do projecto de requalificação da cidade do Sumbe.
O governante inteirou-se de algumas alterações que os projectos sofreram, tais como o aumento dos lotes habitacionais onde vão ser construídas moradias para os munícipes que vão abandonar as zonas de risco.
O engenheiro Torres Bunga, da Direcção Nacional das Infra-estruturas Públicas, explicou que a visita do secretário de Estado para a Construção ao Sumbe serviu para inteirar-se do cumprimento do projecto de requalificação da sede provincial do Cuanza-Sul, tendo em conta a dimensão da empreitada, que transcende as competências locais.
“Em função da indisponibilidade financeira, exige-se um trabalho conjunto, para que questões pontuais sejam ultrapassadas”, sublinhou Torres Bunga.
O projecto de requalifição do Sumbe, acrescentou, está divido em três fases: a primeira prende-se com as encostas dos bairros da Bumba e Kissala, que inclui a conclusão dos três eixos de valas que dão passagem às águas pluviais e residuais, bem como a construção de moradias para os munícipes que vão deixar as encostas e outras zonas de risco.
 No projecto consta a construção de uma estrada de 24 quilómetros de comprimento e 31 de largura, com três intersecções entre a EN100 e EN 245, bem como uma ponte sobre o rio Kambongo.
A estrada vai ligar à via alternativa, que partirá da zona Norte da cidade, cruzando a comuna do Cuacra e termina nos arredores do município do Seles.

Tempo

Multimédia