Províncias

Saúde expande serviços

Victor Pedro | Sumbe

O director provincial da Saúde, Abeu Undongo, anunciou na sexta-feira, na cidade do Sumbe, que as consultas pré-natais vão ser estendidas a toda a região.

As autoridades locais querem baixar os índices de mortes neonatais nas comunidades
Fotografia: Rogério Tuti |

Abreu Undongo deu a notícia durante o acto de encerramento de mais um ciclo formativo de técnicos de saúde em consultas pré-natais, dos 12 municípios da província, numa acção promovida pela Consaúde, empresa que presta serviços de consultoria.
O objectivo é melhorar os métodos de diagnóstico de doenças que podem afectar as mulheres durante o período de gestação, de forma a obter os indicadores que vão permitir controlar doenças como a malária e o VIH-Sida.  Abreu Undongo disse, por outro lado, que a parceira com a Consaúde tem permitido a formação contínua dos técnicos de saúde, para uma melhorar assistência médica à população.
A coordenadora provincial do projecto, Matilde César Campos, referiu que a acção formativa também teve o objectivo de melhorar os serviços prestados às mulheres grávidas e expandir as consultas pré-natais, de forma gradual, às comunas, vilas e aldeias da província do Cuanza Sul, que ainda não contam com estes serviços.
Matilde César Campos sublinhou que esta acção formativa vai permitir acabar com a carência destes serviços nas zonas mais recônditas e alargar as consultas pré-natais, com quadros capazes e também incentivar as mães que não têm o hábito de procurar estes serviços quando estão grávidas. A formação decorreu nas instalações da Consaúde e durou três dias.

Tempo

Multimédia