Províncias

Sumbe reforça combate à tuberculose e VIH/Sida

Victor Pedro | Sumbe

Pacientes com tuberculose no município do Sumbe, província do Cuanza-Sul, vão contar com mais três postos de tratamento e acompanhamento diário, tendo em conta que o único posto existente no bairro do Chingo já não responde às necessidades.

Mais postos de acompanhamento aos doentes vão ser abertos
Fotografia: Victor Pedro | Edições Novembro

O facto foi anunciado on-tem pelo supervisor do programa de luta contra o VIH/-Sida e a tuberculose, Domingos Moreira, tendo explicado que a intenção é fazer com que os pacientes não desistem da medicação, por causa da distância entre as suas casas e o posto de recepção de medicamentos.

Domingos Moreira realçou que outro objectivo da criação dos postos de tratamento é permitir aos pacientes o acesso fácil e rápido aos medicamentos e um acompanhamento médico diário mais eficaz. />De acordo com o supervisor do programa de luta contra o VIH/Sida e tuberculose, durante o primeiro trimestre do corrente ano foram diagnosticados 436 casos de tuberculose a nível da província do Cuanza Sul, com 14 óbitos, bem como 11 casos de VIH/Sida.
Segundo Domingo Moreira, o número de mortes tende a baixar, em função da cobertura médico/ medicamentosa das unidades, centros e postos de saúde.
Domingos Moreira apelou às famílias para redobrarem os cuidados, para evitarem a propagação da doença.

Tempo

Multimédia