Províncias

Sumbe com mais técnicos na prestação de serviços

Victor Pedro | Sumbe

O centro de formação técnico-profissional do Cuacra, localizado na comuna da Gangula, município do Sumbe, concluiu na sexta-feira a formação de mil técnicos de prestação de serviços.

A formação abrangeu centenas de jovens
Fotografia: Victoria Pedro | sumbe

Durante a acção formativa, de oito meses, foram ministrados cursos de alvenaria, carpintaria, mecânica-auto, frio, canalização, electricidade de baixa e alta tensão, decoração, serralharia, corte e costura, culinária, pastelaria e informática.
Os cursos foram encerrados pelo chefe de repartição municipal do Sumbe da Educação, Fonseca Rafael, em representação do administrador municipal.
O chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Ambriz Kissube, destacou a importância dos centros de formação técnico-profissional, como via rápida e eficaz para diminuir a carência de quadros e aumentar o número de técnicos qualificados para dar resposta às necessidades actuais do país e reduzir o recurso à força de trabalho estrangeira.
Em mensagem, os formandos elogiaram a maneira como os formadores ministraram o ciclo de formação e aproveitaram a ocasião para pedir à direcção do centro que, junto do INEFOP, melhore as condições sociais do centro, de forma a facilitar o processo de ensino e aprendizagem, assim como o aumento de cursos.
A cerimónia contou com a presença do representante do director provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, José Augusto Francisco, do director do centro de formação técnico-profissional do Cuacra, Augusto Ângelo Camilo, do chefe dos serviços provinciais do INEFOP, Ambriz Kissube, formadores e formandos.

Tempo

Multimédia