Províncias

Técnicas de laboratório em formação

Victor Pedro | Sumbe

Um total de 25 técnicos de laboratórios da província do Kuanza-Sul, estão a receber, desde segunda-feira e até ao dia 10 de Junho, formação em matéria de diagnóstico da malária, durante  um seminário.

Fotografia: Jornal de Angola

A acção formativa, promovida pela Consaúde, empresa de consultoria de gestão, administração em saúde, serviços sanitários,  no âmbito preventivo, em parceria com a Direcção Provincial de Saúde, visa melhorar a capacidade do diagnóstico da malária, com base na microscopia e teste rápido. Durante os debates, os participantes vão tomar conhecimento sobre diagnóstico laboratorial da malária em Angola, realidades e soluções, normas de diagnóstico, manutenção e transporte.
 Também estará em análise o estudo da morfologia do plasmódio falciparum, observação microscópica do plasmódio falciparum e estudo da morfologia do plasmódio vivax. 
A chefe em exercício do departamento da Saúde Pública e Controlo de Endemias, Elisabeth António, disse que a formação tem como finalidade dar formação aos técnicos que trabalham nos laboratórios a colmatarem as dificuldades que alguns apresentam e  elevar os conhecimentos para melhorar os cuidados primários de saúde da população.
A técnica de laboratório é um elemento fundamental na garantia da melhoria do estado de saúde de qualquer paciente, disse.
Elisabeth António aconselhou os participantes a empenharem-se ao máximo e prestarem maior atenção  aos conteúdos das matérias para servir a comunidade.

Tempo

Multimédia