Províncias

Técnicas laboratoriais em análise no Sumbe

Carlos Bastos | Sumbe

Professores das escolas do primeiro e segundo ciclos, dos 12 municípios  da província do Cuanza Sul, participaram, no Sumbe, numa acção formativa sobre técnicas de laboratório nas disciplinas de Física, Química e Biologia.

A acção formativa ocorreu na Escola de Formação de Professores e teve a duração de 20 dias.
Os participantes analisaram técnicas de separação e mistura nas transformações, processo de carbonização do açúcar, os combustíveis e o seu valor energético.
Debateram igualmente o fenómeno da reflexão e refracção da luz em física, a determinação do ADN da banana e do morango, a hereditariedade, a análise do sangue e o processo de clonagem em Biologia.
“As escolas do primeiro e segundo ciclos constituem a base para o posterior enquadramento dos alunos nas mais variadas opções técnico-profissionais que o sistema de ensino oferece e por isso os professores têm maiores responsabilidades na criação de pensamento novo e o dever de se assumirem enquanto agentes do processo de ensino e aprendizagem”, lê se na mensagem do formandos. No acto de encerramento, o chefe de departamento do ensino geral da Direcção Provincial do Cuanza Sul da Educação, Ciência e Tecnologia, Moisés Joaquim Jimbi, disse que os professores que fizeram a formação regressam aos seus municípios e escolas com conhecimentos que podem servir de focos de progresso e desenvolvimento, nos diversos níveis do saber.
Os professores que terminam a acção formativa, acrescentou Moisés Jimbi, constituem uma equipa que vai multiplicar os conhecimentos nas escolas onde leccionam.

Tempo

Multimédia