Províncias

Técnicos de saúde fazem formação sobre nova vacina

Um total de 35 técnicos de saúde da província do Cuanza Sul participou, na vila do Ebo, numa acção formativa sobre a introdução da vacina rotavírus, recentemente lançada no país.

Durante dois dias, os participantes ouvirem informações sobre a cadeia de frio, monitorização de cobertura de vacina de controlo, planificação, característica da vacina rotavírus, indicação para a vacina, avaliação da introdução da pneumo 13, preenchimento de cartões, vigilância dos eventos adversos pós-vacinação e outras doenças.
A supervisora provincial do Programa Alargado de Vacinação (PAV) na província do Cuanza Sul, Anabela Madeira, explicou que a vacina rotavírus é destinada a combater doenças respiratórias e diarreicas agudas em crianças menores de cinco anos de idade.
Trata-se de uma vacina eficiente, porque com menor investimento de recursos permite obter mais benefícios para a saúde, constituindo, assim, uma intervenção chave para a sobrevivência infantil, contribui para a redução das altas taxas de mortalidade e morbilidade infantil que actualmente prevalece em Angola e na província em particular.
Esta vacina foi lançada em Abril em Angola, na cidade do Huambo, pelo Ministro da Saúde, José  Van-Dúnen.

Tempo

Multimédia