Províncias

Técnicos de Saúde reforçam conhecimentos

Carlos Bastos | Sumbe

Técnicos da Saúde da província do Cuanza Sul terminaram sábado, na cidade do Sumbe, uma formação sobre gestão em estatística e informação, com vista a dar outra dinâmica ao manuseamento de dados.

Fotografia: www.jaimagens.com

A actividade foi promovida pela Consaúde, uma instituição de consultoria, gestão e administração de saúde, em parceria com a Direcção Provincial do Cuanza Sul da Saúde, no âmbito do projecto de suporte para a redução da morbilidade e mortalidade por malária.
Na acção formativa, com duração de dois dias, os técnicos de saúde analisaram temas como as técnicas de recolha de dados, sistema de saúde e a importância da estatística em informação de saúde, preenchimento do relatório mensal sobre a malária, planificação, distribuição, armazenamento e organização de medicamentos. A coordenadora do projecto para a redução da  mortalidade por malária da Consaúde/Cuanza sul, Matilde e Sousa, disse que a formação visa aumentar a disponibilidade e acessibilidade ao serviço da malária, através do fortalecimento do sistema de saúde.
A formação tem ainda como objectivo a promoção de conhecimentos básicos de estatística, para assegurar a validade de informação produzida nas unidades sanitárias e criar competência para compilar e analisar informações de saúde nos municípios do Cuanza Sul.
A coordenadora do projecto disse que a instituição pretende reduzir o índice de mortalidade por malária na província, através da execução de um programa integrado de combate à doença. Matilde e Sousa informou que o Executivo definiu a formação contínua dos quadros da Saúde, para um controlo eficaz e a luta contra a malária na região, como grandes prioridades neste ano.
A Consaúde tem vindo a defender a segurança em saúde e cooperar na melhoria e execução das políticas de saúde nas comunidades, de forma segura e inovadora, para o progresso sustentável da província e do país, no domínio sanitário, segundo a coordenadora do projecto para a redução da  mortalidade por malária.
A Consaúde é uma empresa de direito angolano e tem como objectivos a redução da mortalidade por malária, melhorar a qualidade de diagnóstico, tratamento e prevenção da doença. O projecto conta com financiamentos da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Exxon mobile e da World Learning.

Tempo

Multimédia