Províncias

Técnicos do sector da Saúde aprimoram conhecimentos

Victor Pedro| Sumbe

Um total de vinte técnicos de saúde dos 12 municípios da província do Cuanza Sul está melhor preparado para lidar com assuntos ligados à estatística geral e informática, na sequência de um seminário realizado no Sumbe, durante três dias.

A acção formativa, promovida pela Consaúde, teve como objectivo actualizar os técnicos da área de base de dados dos postos médicos, centros de saúde e hospitais com conhecimentos que venham a tornar mais célere a recolha de dados, que permitam obter resultados, bem como solucionar, da melhor maneira, os problemas dos pacientes.
Os participantes abordaram, entre outros, subtemas como a recolha de dados, compilação, análises e publicação em espaço recorde. O administrador municipal do Sumbe, Manuel da Silva, afirmou que a parceria entre a Consaúde e o sector da Saúde está a permitir melhorar a prestação do serviço de saúde à população das zonas recônditas.
Manuel da Silva reconheceu que ainda há muito caminho a percorrer no capítulo da excelência, em termos de atendimento médico-medicamentoso, pelo que exortou todas as sensibilidades a aproveitarem as oportunidades que surgem. Para o administrador, é necessário e oportuno apostar numa formação permanente, um facto que vai permitir equilibrar o empenho dos técnicos, com realce para aqueles  que possuem cursos básicos e auxiliares, que já exercem a profissão.
 O administrador municipal do Sumbe pediu aos formandos mais dedicação e empenho, para que os conhecimentos absorvidos sejam aplicados na prática e transmitidos aos que não beneficiaram da referida formação. Manuel da Silva afirmou que o melhoramento dos serviços de saúde já é uma realidade no país, pelo que os quadros da Saúde participantes na acção formativa e não só devem manter uma relação saudável com os pacientes, exercendo a profissão com amor, entrega e abnegação.

Tempo

Multimédia