Províncias

Técnicos recomendam expansão dos cuidados primários de saúde

Os participantes do décimo conselho consultivo alargado da direcção provincial da Saúde, que encerrou sexta-feira, no Sumbe, recomendaram a expansão dos cuidados primários de saúde.

Expansão de centros hospitalares nas comunidades visa baixar os índices de mortalidade
Fotografia: Jornal de Angola

Os participantes do décimo conselho consultivo alargado da direcção provincial da Saúde, que encerrou sexta-feira, no Sumbe, recomendaram a expansão dos cuidados primários de saúde.
O evento, orientado pelo director provincial da Saúde, Abreu Udongo, recomendou ainda às unidades sanitárias da província do Kwanza-Sul a criarem um modelo a ser utilizado, com vista a melhorar o atendimento às populações.
Abreu Udongo recomendou também que a área de planeamento e projecto deve actualizar junto dos chefes de repartições municipais de Saúde o controlo do mapa sanitário e a respectiva rede sanitária e as administrações municipais reverem as condições dos armazéns dos municípios para as boas práticas de armazenamento e distribuição de medicamentos, bem como os municípios, antes de adquirirem medicamentos consultarem a direcção provincial da Saúde, através do depósito de medicamentos, para evitar compras desnecessárias.
Para o efeito, foi aconselhado maior cumprimento na entrega de relatórios das repartições municipais de Saúde, devendo os seus chefes procurar melhorar a qualidade de toda a informação inerente às actividades realizadas.
Outra recomendação do conselho consultivo tem a ver com a criação pelos municípios de comissões de controlo de surtos epidémicos a nível local, coordenadas pelos administradores municipais.
Os chefes de repartições municipais foram ainda exortados a continuarem a trabalhar no envolvimento e sensibilização da sociedade civil para participarem nas campanhas de vacinação, sobretudo contra a poliomielite.
Os membros do conselho recomendaram também que a direcção provincial da Saúde faça um esforço junto do governo no sentido de a maternidade provincial passar a ser uma unidade orçamentada, tendo em conta a sua especificidade.
No domínio do projecto de luta antivectorial, devem as administrações municipais efectuar a tempo o pagamento dos incentivos aos brigadistas, para evitar descontentamentos.Ao departamento de inspecção e fiscalização foi indicado que continue a acompanhar e fiscalizar todas as actividades realizadas pelas unidades sanitárias, de modo a garantir a uniformização das normas e procedimentos, conforme pressupostos constantes na lei.
O conselho consultivo defendeu a formação contínua dos profissionais da classe, através de seminários de superação, com vista ao domínio das novas técnicas no mundo da saúde.
Durante o encontro, com duração de dois dias, os participantes analisaram o relatório da direcção provincial da Saúde Pública, a metodologia de aquisição de medicamentos, organização e avaliação da segunda fase de vacinação.

Tempo

Multimédia