Províncias

Testes voluntários no Sumbe

Victor Pedro | Sumbe

A campanha de testagem voluntária e distribuição de preservativos a vendedores do mercado da feira, no bairro do Chingo, arredores do Sumbe, foi aberta por uma equipa da clínica móvel do programa provincial de luta contra a Sida.

População é aconselhada a conhecer o seu estado serológico e recebe preservativos
Fotografia: Victor Pedro | Sumbe

O supervisor provincial do programa de luta contra a Sida, Domingos Santana Moreira, sublinhou que a campanha de testagem voluntária, que vai abranger zonas com maior concentração populacional, se enquadra nas comemorações alusivas ao 1 de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Sida.
Domingos Moreira informou que o programa registou, durante o primeiro semestre deste ano, 202 casos de pessoas infectadas pelo vírus da Sida, contra os 60 casos registados em igual período do ano passado, sendo as mulheres as mais afectadas.
Outro objectivo da campanha, acrescentou, é evitar a propagação do vírus e fazer com que cada pessoa na comunidade saiba qual é o seu verdadeiro estado. As condições técnicas, matérias e humanas estão garantidas e a campanha vai estender-se a todos os municípios da província do Kwanza-Sul, onde vão ser distribuídos activistas para transmitir às populações informações precisas sobre a doença e as formas de prevenção.
O supervisor disse que há uma grande adesão da população aos centros de testagem voluntária, o que mostra a preocupação de cada um em saber o seu estado.
Durante o ano passado, foram testadas na província cinco mil pessoas, contra 11 mil testadas de Janeiro a Outubro do ano em curso, o que permitiu diagnosticar mais casos de Sida, controlados pelo programa de luta contra a doença.
Domingos Moreira pediu à população para aderir às campanhas de testagem voluntária, usar o preservativo e evitar relações sexuais com muitos parceiros. Aos profissionais da saúde apelou a não utilizarem materiais cortantes não esterilizados e utilizarem luvas sempre que manusearem sangue.

Tempo

Multimédia