Províncias

Uso excessivo do Facebook esteve em análise no Sumbe

Casimiro José| Sumbe

Uma palestra sobre as consequências do uso excessivo das redes sociais no seio dos jovens realizou-se sexta-feira no Sumbe em alusão ao Dia Internacional da Juventude, assinalado no mesmo dia.

Promovida pelo Conselho Provincial da Juventude (CPJ), a palestra visou despertar os jovens sobre várias consequências resultantes do uso das redes sociais, com implicações para a vida pessoal e colectiva.
Na palestra, David Lucas Themudo começou por referir que as redes sociais constituem na actualidade a evolução tecnológica dos últimos tempos, com um universo de utilizadores espalhados em todos os quadrantes do planeta. “As redes sociais criadas em 2005 no Arizona, Estados Unidos, tornaram o mundo globalizado, com múltiplas vantagens, mas também com alguns riscos na sua utilização”, disse.
David Themudo considerou que o facebook tornou-se nos dias de hoje “viral”, pelo facto de muitos utilizadores estarem viciados ao ponto de relegarem outros afazeres para segundo plano, mesmo que sejam vitais para a sua existência. “Muitos jovens tornaram-se viciados ao ponto de não comerem em horas certas e não conviverem com a família directa”, acentuou.
Outras implicações sobre o uso excessivo e descontrolado das redes sociais, de acordo com o prelector, têm a ver com o facto de 80 por cento utilizarem por meio de telefones, expondo os seus contactos pessoais, com o risco de viverem em desconforto com mensagens indesejadas.
David Themudo aconselhou os presentes a terem em atenção a definição da esfera da privacidade, ler com atenção os itens expostos no campo do perfil, evitar expor a vida íntima e outros fenómenos que podem ser utilizados por criminosos.
O prelector enumerou as múltiplas vantagens que as redes sociais apresentam, sobretudo no domínio académico, partilha de informações e busca.
Na abertura da palestra, o presidente do Conselho Provincial da Juventude no Cuanza Sul, Agostinho Cassessa Miquinho, defendeu a regulamentação do uso das tecnologias de informação, como medida que pode mitigar os efeitos negativos do uso das redes sociais. “O uso das redes sociais configura duas vertentes, sendo uma positiva e outra negativa”.

Tempo

Multimédia