Províncias

Laboratório de Biologia Molecular está a ser instalado no Huambo

Justino Victorino | Huambo

Um laboratório de Biologia Molecular é instalado, em breve, na província do Huambo para realização de testes da Covid-19, avançou, ontem, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Fotografia: DR


Com capacidade para processar dois mil testes, sendo mil de RT-PCR e outros mil para serologia, o laboratório vai atender também as províncias de Benguela, Bié e Cuando Cubango.

Franco Mufinda, que efectuou uma visita de trabalho à província do Huambo, com o objectivo de avaliar o local de instalação do laboratório, que será o edifício II do Hospital Sanatório do Huambo, garantiu estarem criadas as condições técnicas, materiais e humanas para o início dos trabalhos de montagem do laboratório.

O secretário de Estado para a Saúde Pública mostrou-se satisfeito com as condições encontradas no terreno, acrescentando que isso demonstra o empenho do Governo da Província do Huambo na luta contra a pandemia do novo coronavírus.
Os equipamentos, explicou, já se encontram no país, desde o início de Agosto, realçando que estão preparados os técnicos do sector para formação de recursos humanos a nível local.

A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, garantiu que a região tem excelentes infra-estruturas para a instalação do Laboratório de Biologia Molecular, sublinhando que foram criados, em todos os municípios, mecanismos de respostas rápidas e de tratamento de eventuais casos positivos da doença.

Tempo

Multimédia