Províncias

Lar do idoso necessita de serviços especializados

Justino Victorino | Huambo

O Lar da terceira idade Ongundji-Yomwenho, na província do Huambo, necessita de serviços especializados nas áreas de fisioterapia, nutrição e um psico-social, para atender os idosos internados na instituição, anunciou o responsável do centro médico.

Fotografia: Edições Novembro

Bento Segunda acrescentou que a instituição tem recorrido ao Hospital Geral do Huambo, para tratar problemas de especialidade. 

“Os idosos apresentam doenças articulares, que é um sinal de envelhecimento, que dificulta, em grande medica, a locomoção, impossibilitando, desta maneira, a realização de algumas tarefas, como tomar banho sozinho, levantar, ir ao banheiro, pelo que carecem de acompanhamento mais especializado”, avançou o enfermeiro e responsável do centro médico do Lar Ongundji-Yomwenho.
Segundo Bento Segunda, a necessidade de um nutricionista no lar visa ajudar nos hábitos alimentares dos idosos, atendendo à delicadeza que os mesmos apresentam.
A directora do Lar Ongundji-Yomwenho, Maria Coelho, afirmou que os maus-tratos e a acusação de feitiçaria são algumas causas do aumento de casos de abandono de idosos.
Acrescentou que o lar dispõe de um centro médico, com três enfermeiros e um médico interno e que os casos de patologias complicadas são encaminhados para o Hospital Geral do Huambo. Com capacidade para acolher 156 idosos, o Lar Ongundji-Yomwenho tem 78 dormitórios e funciona com 38 trabalhadores.

Tempo

Multimédia