Províncias

Acessos ao novo Aeroporto de Luanda

O Ministério da Construção e o Governo Provincial de Luanda assinam hoje contratos de consignação de obras para melhorar a mobilidade nas zonas norte, nordeste e noroeste da capital.

Novo Aeroporto Internacional de Luanda está a ser construído no município de Icolo e Bengo
Fotografia: Rogério Tuti | Edições Novembro

As obras de reabilitação e de construção vão favorecer o acesso ao novo Aeroporto Internacional de Luanda.
As obras abrangem as vias  Porto de Luanda-Via Expresso, passando por Cacuaco, Unidade Operativa de Luanda-Via Expresso e a Via Expresso em toda a sua extensão. Com o acto de consignação,   pretende-se imprimir melhorias assinaláveis em todas as componentes da infra-estrutura tais como sinalização, piso, protecção, drenagem e escapatórias.
Hoje são formalizadas as consignações da construção das infra-estruturas na zona da Boavista, que abrangem a ligação da estrada da Sonils com a Via Expresso Luanda-Kifangondo e melhoram os acessos do Porto de Luanda e à estrada da Sonils, bem como a duplicação da ponte sobre o rio Soroca e melhoria da rotunda da Boavista.  Também é consignada a obra de reabilitação do eixo estruturante da Estrada Nacional 230 que inclui a via da Unidade Operativa. As obras neste trecho devem incidir na execução do nó viário da Unidade Operativa e melhoria da Via Expresso Luanda-Viana, desde a rotunda da Unidade Operativa ao cruzamento com a Via Expresso.
Outro troço a ser reabilitado é o da Via Novo Aeroporto Internacional de Luanda-Catete. O acto de consignação para a reabilitação do eixo estruturante da Via Expresso no sentido Cabolombo-Cacuaco, bem como a execução dos nós  da Via Expresso com a estrada de Camama e com acesso ao Zango e do binário de ligação da estrada de Camama com a Via Expresso até à Centralidade do Kilamba, deve ser assinado hoje. Está também prevista a construção da estrada Via Expresso-Camama-Avenida Pedro de Castro Van-Dunem “Loy” que inclui a Camama, defronte à TPA, que passa pela micro e macrodrenagem, o   nó viário da rotunda do Cemitério de Camama e o binário da Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy”.

Tempo

Multimédia