Províncias

Autoridades fazem apelo às denúncias

O Governo Provincial da Lunda Norte apelou às mulheres a denunciarem actos de violência doméstica para se criarem famílias saudáveis.

O apelo vem expresso na mensagem do governador Ernesto Muangala. No documento lido pelo responsável provincial da Educação, Bartolomeu Sapalo, é feito um apelo ao bom comportamento e a uma postura que dignifique a nação.
No mesmo documento, o governador  falou também do papel da mulher na defesa e dignidade dos direitos humanos. De acordo com a mensagem, o Governo da Lunda Norte prometeu trabalhar para melhoria das condições sociais da mulher rural, dos sectores da saúde, educação, e agricultura e em formação sobre empreendedorismo.
A abordagem da sexualidade ainda é tabu entre as famílias, afirmou o professor Dinis Chissola André, quando dissertava sob o tema “Educação Sexual e Cívica” numa palestra promovida pela Escola de Formação de Professores do Dundo.
O académico defendeu a necessidade da inclusão do tema no curriculum escolar, no sentido de consciencializar os jovens para uma conduta sexual responsável e sadia. Dinis Chissola André disse que assuntos sobre a sexualidade são importantes para a formação integral de um indivíduo e lembrou que muitas famílias no passado apresentavam resistência na abordagem deste assunto, devido a vários factores culturais.
Muitos pais solicitam às direcções das escolas para encontrarem mecanismos para ensinar os jovens sobre a vida sexual na adolescência.

Tempo

Multimédia