Províncias

Rangel reforça saneamento básico

Ana Paula |

A vice-presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda para a esfera Social e Política, Mara Quiosa, realizou ontem uma visita de campo aos distritos urbanos da Ingombota, Sambizanga, Rangel e Maianga, onde decorrem trabalhos de desassoreamento das sarjetas e colectores.

Vice-Presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda Mara Quiosa visitou ontem obras no Sambizanga e Ingombota
Fotografia: Dombele Bernardo | Edições Novembro

Os trabalhos de saneamento básico são coordenados pela Comissão Municipal dos Serviços Comunitários de Luanda e visam evitar enchentes provocadas pelas enxurradas, resultantes das chuvas.
A visita de Mara Quiosa começou no bairro Patrício Lumumba, distrito urbano da Ingombota, onde gostou do que viu por estar a actividade numa fase avançada.
A responsável constatou constrangimentos no Bairro Operário e na rua comandante Bula, distrito urbano do Sambizanga, em cujas áreas encontrou amontoados de lixo e areia. Na via que dá acesso à Cadeia Central de Luanda há montes de areia causados pela chuva.
No distrito urbano do Rangel, os técnicos em actividade encontram também dificuldades porque as valas de drenagem estão sobrecarregadas, devido ao facto de haver um lençol freático, no bairro Precol. Mara Quiosa declarou que, no período chuvoso, é sempre necessário ter as sarjetas e esgotos completamente desassoreados, a fim de permitir maior fluidez das águas. “Os trabalhos vão ser permanentes, pelo que as administrações distritais estão orientadas a trabalhar na minimização dos constrangimentos causados pelas chuvas”, declarou Mara Quiosa. O director dos Serviços Comunitários da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, Sílvio Alvarenga, pediu a colaboração dos munícipes nas actividades de saneamento básico e criticou os que ainda teimam em deitar objectos na via pública e nas valas de drenagem, o que acaba por obstruir as redes de esgoto.

Tempo

Multimédia