Províncias

Reconhecido empenho do gestor escolar

Victorino Joaquim |

A directora municipal da Educação de Luanda, Joana Torres, reconheceu ontem o desempenho demonstrado pelos gestores escolares, como resultado da realização de seminários de capacitação sobre gestão escolar.

Directora da Educação Joana Torres está preocupada com o fenómeno ''mata aulas''
Fotografia: Domingos Cadência

Ao discursar na abertura do seminário sobre “Gestão e Administração Escolar” dirigido aos responsáveis das escolas dos distritos urbanos da Maianga, Samba, Rangel, Ingombota e Sambizanga, Joana Torres indicou que existem escolas onde já se observa um melhor controlo dos docentes, cumprimento do plano de aulas, presença assídua dos professores e realização de provas nos prazos indicados, permitindo também um melhor desempenho dos  alunos.
Apesar dos resultados satisfatórios constatados, a responsável pediu maior dedicação por parte dos gestores escolares e professores, de modo a reduzir o fenómeno “mata aulas”, observado em algumas escolas de Luanda. “Precisamos de directores comprometidos com o processo docente-educativo, e isso só vai ser possível com dedicação e entrega total nos afazeres diários”, disse.
Joana Torres disse ainda ser necessário que os professores respeitem a ética e a deontologia profissional do sistema de educação.A directora da Escola Nginga Mbandi, Mariana Bessa, defendeu maior empenho no trabalho por parte dos responsáveis das escolas e melhor gestão dos estabelecimentos escolares nos diferentes distritos urbanos de Luanda.
O seminário, promovido pelo Secretariado Municipal de Luanda da Associação dos Professores Angolanos (APA), visou melhorar a qualidade de ensino e aperfeiçoar o desempenho dos responsáveis escolares.

Tempo

Multimédia