Províncias

Sete Maravilhas no mês de Abril

As 7 Maravilhas Naturais de Angola vão ser conhecidas no dia 27 de Abril, durante uma cerimónia a realizar-se na Baía de Luanda, na mesma data em que decorre na capital a 56ª reunião dos ministros do Turismo de África, informou ontem, em comunicado, a organização.

A Serra da Leba é uma das finalistas do concurso e representa a província da Huíla onde há várias áreas de atracção turística
Fotografia: Rogério Tuty

“Esta reunião é uma oportunidade ímpar para divulgar junto dos ministros do Turismo africanos os enormes recursos turísticos de Angola”, lê-se na nota, que esclarece ter sido alargado o calendário do projecto devido à realização da reunião em Luanda e também ao “roadshow” que está a ser feito nas 18 províncias.
A organização denominou por “roadshow” a realização de 18 programas de televisão, emitidos em directo, durante quatro horas, nos dois canais nacionais da TPA e TPA Internacional. A iniciativa arrancou em Novembro, na província de Cabinda, e termina em Abril, no Cunene, um calendário que vai permitir a promoção das 27  finalistas ao concurso. Até agora, foram realizados programas em Cabinda, Zaire, Cuanza Norte, Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico.
O projecto 7 Maravilhas Naturais de Angola arrancou em Junho de 2013 e tem como objectivo a divulgação, para preservação, dos locais históricos e naturais do país.
A eleição é feita por votação popular, através de SMS. As sete vencedoras, entre as 27 finalistas, são encontradas em função do número de votos e não podem ser eleitas mais de duas por província ou por categoria. Para votar, basta enviar um SMS com o código da maravilha para o número 44567, de qualquer operadora de telemóvel.
Angola é o primeiro país africano a eleger as suas 7 Maravilhas, numa homenagem ao património natural e riqueza ambiental do país, através de uma escolha que está nas mãos dos angolanos, lê-se no documento. A organização tem trabalhado em colaboração com o Instituto de Fomento Turístico (INFOTUR) no projecto, que se insere na estratégia nacional do turismo aprovada pelo Executivo e que prevê, para os próximos dez anos, o posicionamento de Angola como destino turístico de grande referência mundial. O projecto as “7 Maravilhas Naturais de Angola” é organizado pela National 7 Wonders, uma organização internacional licenciada pela fundação suíça New7Wonders.
Esta fundação organiza a eleição das 7 Maravilhas a nível mundial.

Tempo

Multimédia