Províncias

Agricultores na Lunda Norte pedem apoio

Victorino Matias| Dundo

A Federação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agropecuárias (UNACA) na Lunda Norte solicitou ontem, na cidade do Dundo, apoios em termos de meios mecanizados ao Governo Provincial, visando o aumento da produção agrícola.

De acordo com o presidente da UNACA na Lunda Norte, Daniel Mutambuleno, que falava durante a quarta reunião de renovação de mandatos, a falta de tractores e de sistemas de irrigação eléctrica dificultam a actividade dos homens do campo, que na sua maioria ainda pratica a agricultura de subsistência.
“Se o Estado servir de intermediário entre as associações camponesas e os bancos comerciais, a concessão de créditos, para a compra de tractores e outros materiais mecanizados, fica mais facilitada e desta forma permite o aumento dos níveis de produção”, referiu.   
Daniel Mutambuleno considera ter chegado o momento em que os níveis de produção devem aumentar em proporção à extensão das terras, o que não é possível devido à insuficiência de meios próprios para a desmatação e desbravamento dos solos aráveis.
As catanas, enxadas, limas, entre outros instrumentos manuais, já não se adaptam às necessidades actuais, a julgar pelos níveis de organização que a classe camponesa atingiu.
Outro problema, apontou, tem a ver com a falta de transporte e estado avançado de degradação das vias de acesso. Daniel Mutambuleno, preocupado, referiu que grandes quantidades de produtos do campo se têm deteriorado, causando prejuízos incalculáveis aos associados, devido à falta de transporte para escoá-los para os centros de comercialização.
A questão dos subsídios para os responsáveis municipais, em atraso há mais de um ano, por razões de natureza administrativa, segundo a fonte, mereceu abordagem no encontro, que congregou representantes de todos os municípios da província.
O director provincial da Assistência e Reinserção Social, Domingos Mufungueno, em representação do governador provincial, considerou a UNACA como sendo uma organização que desempenha um papel preponderante na organização e mobilização dos camponeses, em prol do desenvolvimento da agricultura na província.

Tempo

Multimédia