Províncias

Aulas nocturnas no Dundo asseguradas por geradores

VICTORINO MATIAS | Dundo

O vice-governador da Lunda-Norte para o sector técnico e infra-estruturas, Lino dos Santos, fez a entrega formal de grupos geradores para assegurar as aulas nocturnas e uma maior segurança nas escolas do ensino primário e do I ciclo.

Governador tem estado a avaliar o sector
Fotografia: VICTORINO MATIAS|DUNDO

Os quatro grupos geradores, orçados no todo em cerca de 10 milhões de kwanzas, vão contemplar as escolas dos Cavalos, “Osvaldo Serra Van-Dúnem” e os estabelecimentos dos bairros Norte e Sul, no âmbito de um programa do Governo Provincial.
O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Bartolomeu Dias Sapalo, referiu que algumas escolas dos municípios do Lucapa, Cambulo, Cuango e Xá-Muteba vão receber também geradores.
“Este programa será extensivo a todas as infra-estruturas escolares e vai ser implementado de forma faseada para abranger nove municípios da província da Lunda-Norte”, assegurou o director Bartolomeu Sapalo.
A directora da escola primária e do I ciclo “Osvaldo Serra Van-Dúnem”, Isabel José, disse que a entrada em funcionamento dos geradores vai contribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade do sistema de ensino a nível da região.  “O gerador chegou num momento certo porque vai diminuir as dificuldades que enfrentávamos com as falhas constantes da energia eléctrica da rede pública”, afirmou a responsável da escola.
A província da Lunda-Norte, que possui 210 escolas, tem matriculados, este ano lectivo, mais de 168 mil alunos em todos os subsistemas do ensino.

Tempo

Multimédia