Províncias

Autoridades provinciais investem na juventude

Armando Sapalo| Dundo

O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, anunciou na quinta-feira, no Dundo, o reforço das políticas destinadas a melhorar a inserção da juventude local em áreas sociais e produtivas, para a sua participação no processo de reconstrução e desenvolvimento da província.

Ernesto Muangala, que discursava durante a cerimónia de tomada de posse de novos responsáveis de diversos órgãos do Governo Provincial, afirmou que, para o exercício económico de 2014, prevê-se uma fiscalização rigorosa na aplicação dos programas destinados à melhoria da qualidade de vida das populações e uma atenção especial deve ser dada à juventude.
O governador declarou que vai apostar na juventude, em termos de atribuição de cargos de chefia nos sectores considerados de crucial importância, na promoção do bem-estar dos habitantes, no âmbito do “Programa de Desenvolvimento da Juventude”, aprovado recentemente pelo Executivo.
A prioridade, disse o governador, é para aqueles jovens que, além de uma formação académica, profissional e artística comprovada, apresentem igualmente uma conduta digna, na promoção dos valores que contribuem para a preservação dos princípios éticos, culturais, desportivos e patrióticos da Nação angolana. “Para o mandato 2014/2017, vamos apostar fortemente na inserção social e económica dos jovens angolanos, para que possam participar no processo da reconstrução e desenvolvimento da Lunda Norte”, disse Ernesto Muangala, reconhecendo que, não obstante os esforços empreendidos pelo Governo, a juventude ainda enfrenta muitas dificuldades em relação às condições sociais.
O governador, que prometeu estreitar a aproximação entre o Governo e a juventude, através de um diálogo permanente, franco e aberto, defendeu a necessidade dos jovens evitarem comportamentos que desacreditem as acções do Executivo destinadas aos jovens.
 A par da atribuição de responsabilidades, dentro do pelouro governamental, prometeu, também, facilitar o acesso da juventude à habitação, crédito às iniciativas empresariais, formação profissional e fomento de emprego.
Entre os novos responsáveis, em que se destacam vários jovens, o governador Ernesto Muangala conferiu posse a directores de diferentes unidades escolares, centros de saúde, chefes de departamento e secções da Educação, Cultura e Secretaria do Governo da Lunda Norte.

Tempo

Multimédia