Províncias

Autoridades tradicionais estão melhor informadas

Isidoro Samatula |Dundo

As autoridades tradicionais da Lunda-Norte estão satisfeitas com a execução do Programa de Investimentos Públicos na província, cujas acções visam a melhoria das condições de vida das populações.

Sobas aplaudem programas em curso
Fotografia: Jornal de Angola

As autoridades tradicionais da Lunda-Norte estão satisfeitas com a execução do Programa de Investimentos Públicos na província, cujas acções visam a melhoria das condições de vida das populações.
Sobas da região manifestaram o seu contentamento, na semana finda, na cidade do Dundo, durante um encontro com o governo provincial, onde tomaram conhecimento da implementação do Programa de Investimentos Públicos. Na reunião, participaram também directores provinciais e administradores municipais. As autoridades tradicionais receberam informações sobre os sectores da saúde, educação, transportes, geologia e minas, obras públicas, registos, família e promoção da mulher, assuntos sociais, energia e água e da realidade de todas as administrações municipais.
O soba Fortuna mostrou-se satisfeito pelas explicações recebidas sobre os projectos sociais em curso na província, como a construção de infra-estruturas, como escolas, postos de saúde, casas protocolares, administrações municipais, sistemas de captação de água e chafarizes e a extensão da rede de telefonia móvel da Unitel a todos os municípios. O soba, que falava em nome das autoridades tradicionais, reconheceu o empenho do governo na melhoria dos serviços básicos, bem como no combate à fome e à pobreza. À par da construção de escolas, postos e centros de saúde, o porta-voz das autoridades tradicionais defendeu o aumento do número de professores e enfermeiros em todos os municípios.
 “Há carência de professores em todos os municípios da província, o que obriga muitas crianças a ficarem em casa, prejudicando o processo de ensino e aprendizagem”, disse o soba Fortuna.
As autoridades tradicionais também se mostraram preocupadas com as vias de acesso ao interior, para facilitar a circulação de pessoas e bens e potenciar o desenvolvimento socioeconómico dos municípios. O governador provincial da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, referiu, na oportunidade, que estes encontros são importantes para que as autoridades tradicionais se inteirem da realidade de cada município da província, quanto ao Programa de Investimentos Públicos e garantiu a realização dos mesmos com regularidade.

Tempo

Multimédia