Províncias

Avenida dá outra imagem a Caungula

Isidoro Samutula | Caungula

A sede do município de Caungula, na província da Lunda Norte, tem uma nova imagem urbanística, com a inauguração de uma avenida de 1.700 metros de extensão, que liga a zona da vila com a Estrada Nacional 225, proporcionando desta forma maior fluidez na circulação de automóveis.

Requalificação da zona urbana garante uma vida digna aos habitantes das sedes municipais
Fotografia: Isidoro Samutula|Caungula

A infra-estrutura urbanística, que foi inaugurada sábado pelo governador provincial da Lunda Norte, Ernesto Muangala, é conhecida por “Arquitecto da Paz”.A avenida tem nove metros de largura, dos quais três metros e meio para cada faixa de rodagem e um metro de berma, tendo ainda áreas para estacionamento e uma enorme zona verde e arborizada.
A infra-estrutura possui ainda passeios com dois metros de largura, valas de drenagem, lancis, sinalização horizontal e vertical e 59 postos de iluminação pública suportados por um grupo gerador de energia eléctrica.
A obra, executada pela empresa GRINER, teve a duração de oito meses e contou com 35 operários nacionais, quatro encarregados estrangeiros e um engenheiro angolano.
O governador provincial realçou que a nova imagem da sede municipal de Caungula resulta da requalificação da zona urbana da vila e expressa a vontade das autoridades em continuarem a desenvolver esforços para a recuperação e implantação paulatina de infra-estruturas sociais que garantam uma vida digna aos habitantes das sedes municipais.
Ernesto Muangala garantiu que vão ser viabilizados, nos próximos tempos, outros projectos de desenvolvimento da região, daí salientar o papel histórico do município de Caungula, sobretudo o empenho das suas populações na luta de libertação de Angola.
O governador provincial referiu-se aos esforços que o Executivo tem feito para ultrapassar as dificuldades resultantes da crise financeira que o país atravessa, como consequência da queda do preço de petróleo no mercado internacional.

Tempo

Multimédia