Províncias

Bibliotecas escolares criadas na província

Armando Sapalo | Cambulo

A associação cultural “Um livro, uma criança, muitas leituras” está a promover, na província da Lunda Norte, a criação de pequenas bibliotecas escolares a nível dos estabelecimentos de ensino primário e secundário, com o objectivo de fomentar o gosto pela leitura no seio das crianças e jovens, revelou, sábado, ao Jornal de Angola, a coordenadora do projecto na Lunda Norte.

Projecto é desenvolvido em todas as províncias do país há dois anos e na Lunda Norte foram já criadas várias bibliotecas
Fotografia: Benjamim Dundo | Dundo


Pamela Toko referiu que o projecto é desenvolvido em todas as 18 províncias do país, desde Novembro de 2012, e que na Lunda Norte foram já criadas oito  bibliotecas em várias escolas.
O projecto baseia a sua acção em doações de livros infantis e de apoio escolar e já criou mais de 80 bibliotecas em centros infantis, pediatrias, escolas de vários níveis incluindo escolas de formação de professores em todo o país.
Pamela Toko explicou que no município do Chitato a iniciativa criou cinco pequenas bibliotecas escolares, com uma quantidade que varia entre os 250 e 500 livros.
O município de Cambulo foi  contemplado, na sexta-feira, com a criação de uma   biblioteca, na escola primária e secundária “ Comandante Say Dy Mingas”.
A cerimónia foi testemunhada pela administradora municipal, Elisa Solange de Almeida, pelo director municipal da Educação, António Canjila, e alunos de diferentes instituições de ensino.
Pamela Toko esclareceu que foram entregues  à direcção da escola 250 livros que passam para a propriedade e gestão da instituição de ensino e manifestou  disponibilidade da associação  criar e apetrechar a Biblioteca Municipal de Cambulo e mais duas salas de leitura infanto-juvenis nas comunas do Luia e Canzar. “Um livro, uma criança, muitas leituras” é um projecto cultural inclusivo da sociedade civil  extensivo a todos os municípios do país, tendo em conta o papel que as bibliotecas desempenham nas escolas, sobretudo no reforço da qualidade de ensino.
Depois dos municípios do Chitato, Lucapa, Xá-Muteba, Capenda Camulemba e Cambulo, Palema Toko informou que estão a ser criadas as condições  para  o projecto “Um livro, uma criança, muitas leituras” chegar às restantes quatro circunscrições municipais, Cuango, Caungula, Lubalo e Lôvua.
Ao proceder a entrega dos livros no município do Cambulo, Pamela Toko pediu que se faça o maior proveito dos mesmos, apelando à necessidade de se incentivar o hábito de leitura nas crianças, por ser um meio de acesso ao conhecimento e garantia da participação das pessoas nos assuntos da comunidade.

Importância do projecto

Visivelmente satisfeita com a doação dos livros, a directora da escola primária e secundária “Comandante Saidy Mingas”, do Cambulo, Margarida Lourenço, realçou que a instituição, com a oferta destes livros vai criar as bases para melhorar o processo de ensino e aprendizagem na Lunda Norte. 
Com a entrega de 250 livros à escola do Cambulo, o projecto atingiu a 86ª biblioteca, a nível do país, com cerca de 23 mil livros infantis e de apoio escolar todos doados em Angola e Portugal.
Em Angola “Um livro, uma criança, muitas leituras” conta com um apoio de iniciativa Presidencial e em Portugal a empresa Soares da Costa disponibiliza transporte gratuito para Angola dos livros doados para o projecto.

Tempo

Multimédia