Províncias

Cambulo pretende reforçar processo de aprendizagem

Armando Sapalo|Cambulo

O processo de ensino e aprendizagem no município do Cambulo, província da Lunda-Norte, precisa de ser reforçado com mais 100 professores, para garantir uma cobertura satisfatória.

O processo de ensino e aprendizagem no município do Cambulo, província da Lunda-Norte, precisa de ser reforçado com mais 100 professores, para garantir uma cobertura satisfatória.
O chefe de repartição municipal da Educação, Rodrigues Tuendele, que falava quinta-feira, ao Jornal de Angola, disse que estão matriculados no presente ano lectivo, a nível do município de Cambulo, mais de 20 mil alunos, nos subsistemas de ensino regular e de adultos.
Rodrigues Tuendele revelou que existem 429 professores, 64 dos quais recentemente enquadrados, no âmbito do concurso público promovido este ano pelo Ministério de tutela.
O responsável da repartição municipal da Educação afirmou que os 429 docentes são insuficientes para responder à demanda, tendo em conta a expansão da rede escolar em todas as zonas de maior aglomeração populacional. Para além das 134 salas existentes, das quais 79 de carácter definitivo, a fonte assegurou que estão em construção, na sede municipal, mais três escolas.

Novas escolas

O responsável realçou que as escolas em construção, uma com dez salas e duas outras de quatro salas cada, vão, a partir do ano lectivo 2012, albergar mais de 1.300 novos alunos. Rodrigues Tuendele denunciou a existência de um número considerável de professores com dois a três vínculos laborais, o que prejudica o cumprimento escrupuloso dos diferentes conteúdos programados pelo Ministério da Educação.
 O interlocutor disse que, doravante, as autoridades do sector da Educação devem enquadrar pessoas com interesse, motivação e disponibilidade de tempo, a fim de trabalharem em qualquer lugar. “O nosso município tem três comunas, além de aldeias e pequenas povoações, onde estão a ser erguidas novas salas”, assegurou.

Adesão às aulas 

Apesar das dificuldades, o chefe de repartição mostrou-se satisfeito com o nível de engajamento da população local, pois que já revela interesse em levar o filho à escola, em detrimento do trabalho de campo ou garimpo.00 Com uma população estimada em 77 mil habitantes, o município do Cambulo tem uma extensão territorial de 41 quilómetros quadrados. A localidade conta, desde 2007, com um Instituto Médio, para a formação de docentes.
No presente ano lectivo lançou para o mercado de emprego 164 jovens, nas especialidades de Língua Portuguesa, Biologia, Química, Matemática e Física, que estão a dar o seu contributo no processo de ensino e aprendizagem, nas localidades mais recônditas.

Tempo

Multimédia