Províncias

Campanha correspondeu às expectativas

Isidoro Samutula| Dundo

Um total 250.320 crianças da província da Lunda-Norte foram imunizadas durante a primeira fase da Jornada Nacional de Vacinação contra a poliomielite, revelou ontem no Dundo, o supervisor provincial do Programa Alargado de Vacinação.

Autoridades sanitárias estão apostadas em combater a poliomielite até à extinção
Fotografia: Jornal de Angola

Henrique Salucombo disse que os dados emitidos são provisórios, porquanto existem ainda municípios como a de Xá-Muteba e Cambulo que até ao momento não fizeram chegar o relatório da campanha. “Continuamos a aguardar pelos dados definitivos dos dois municípios que, pela dificuldade de comunicação, ainda não nos foram entregues”.O supervisor do PAV da província na Lunda-Norte garantiu que os dados recolhidos já permitem assegurar que é possível atingir a meta preconizada pelas autoridades sanitárias da província, que previam vacinar 270.254 crianças.
Os municípios do Cuango, com 58.054 crianças vacinadas e do Chitato com 51.244 crianças imunizadas, ultrapassaram as expectativas, enquanto que o município de Cuilo registou apenas 5.789.
As autoridades sanitárias locais, segundo Henrique Salucombo estão preocupadas em melhorar as condições logísticas e de comunicação com as diferentes regiões da província,de modo a chutar a pólio para fora de Angola.  
Para o sucesso da campanha, participaram 1.457 elementos, entre vacinadores, registadores, supervisores, além da polícia de guarda fronteira e da cruz vermelha de Angola.
Foram também criados postos fixos nos locais de maior concentração populacional, como mercados, igrejas, unidades sanitárias, paragens de táxis e nos postos fronteiriços.
Henrique Salucombo informou que as localidades consideradas de difícil acesso, como Vungula e Quembo, no município de Xá-Muteba, Cuilo Velho e Saimbuanda, na comuna de Lóvua, foram atingidas graças ao programa de reabilitação das vias secundárias e terciárias que o Executivo Angolano está a desenvolver em todas as localidades da província.

Tempo

Multimédia