Províncias

Casos da doença estão aumentar

O director-geral do hospital sanatório de Sacavula, no Dundo, província da Lunda-Norte, disse que a unidade sanitária registou em Setembro passado mais de 400 casos de tuberculose entre as 990 pessoas assistidas.

Buajica Muambelo disse ao Jornal de Angola que no período em referência foram internados 990 pacientes, seis dos quais acabaram por falecer, o que representa uma subida de 38 casos notificados, em relação ao mês anterior.
“Registamos um aumento significativo da população-alvo e neste momento estão internados mais de 50 doentes com níveis de evolução positiva”, adiantou Buajica Muambelo, notando que os técnicos do programa de Saúde pública estão envolvidos em campanhas de sensibilização nas comunidades para a prevenção da tuberculose.
O hospital sanatório de Sacavula realiza com regularidade palestras e acções de aconselhamento para se evitar os contágios entre as pessoas, esclarecendo a forma como os doentes infectados devem coabitar com a doença, deixando de consumir bebidas alcoólicas e fumar.
Para os doentes internados ou que recebem tratamento ambulatório, disse Buajica Muambelo, o hospital tem disponível uma boa quantidade de medicamentos e assistência alimentar.
O hospital sanatório de Sacavula existe há cerca de 50 anos e é o único da especialidade em toda a Lunda-Norte. A unidade possui equipamentos modernos para a morgue, laboratórios de análises clínicas e RX. Desde Março passado o estabelecimento recebe obras de ampliação.

Tempo

Multimédia