Províncias

Casos suspeitos de cólera causam mortes no Lucapa

Casos suspeitos de cólera, registados nos serviços de saúde do município do Lucapa, província da Lunda-Norte, resultaram em 48 óbitos, informou ontem o responsável local da Saúde.

Propagação da doença preocupa técnicos
Fotografia: Jornal de Angola

Casos suspeitos de cólera, registados nos serviços de saúde do município do Lucapa, província da Lunda-Norte, resultaram em 48 óbitos, informou ontem o responsável local da Saúde.
Silvestre Henriques disse que os 178 casos registados num período de dois meses afectaram a sede municipal, com destaque para os bairros Veigas e Txiluata, com 34 casos cada, 1º de Maio, com 23 casos e os restantes bairros com menor incidência.
Dos casos registados e atendidos ocorreram a morte de três crianças que não resistiram à diarreia, vómitos e febres altas. Actualmente, disse, estão internados no Hospital Municipal 14 doentes com idade adulta.
O técnico da saúde disse que está preocupado com a progressão da doença porque diariamente a unidade hospitalar tem recebido em média seis a oito doentes dia, contra quatro a cinco que a instituição atendia anteriormente.
Silvestre Henriques apontou a necessidade de reforçar os meios técnicos e de pessoal médico especializado para determinar os agentes causadores da doença no Lucapa.
A administradora municipal do Lucapa, Isabel Pascoal Gregório, disse que perante a situação, a administração adquiriu medicamentos que em breve vão ser entregues ao Hospital Municipal para ajudar a controlar a doença.  Apontou a falta de saneamento básico na periferia e o fluxo de pessoas provenientes de outras localidades como um dos principais causadores da doença no município.
“A administração já está a desenvolver campanhas de sensibilização em matéria de cuidados primários, saúde e educação sanitária nos bairros” sublinhou Isabel Pascoal Gregório.

Tempo

Multimédia