Províncias

Centro de hemoterapia com reservas garantidas

Vitorino Matias | Dundo

Jovens mobilizados pela organização juvenil do MPLA doaram ao Hospital Provincial da Lunda-Norte, 50 unidades de sangue.

Jovens mobilizados pela organização juvenil do MPLA doaram ao Hospital Provincial da Lunda-Norte, 50 unidades de sangue.
A doação contou com a participação de jovens de vários estratos sociais, com destaque para agentes da Polícia Nacional.
Na ocasião, o secretário municipal do Chitato da organização juvenil do MPLA, Adolfo Cabangue, disse que o gesto teve como objectivo suprir as necessidades que o hospital enfrenta.
“Temos informações de que têm morrido muitos pacientes aqui no hospital provincial por falta de sangue, por isso viemos doar o nosso sangue. Nós sabemos que não vai resolver todos os problemas que esta unidade hospitalar enfrenta, mas acreditamos que pode minimizar algumas dificuldades”, frisou.
O responsável da área de hemoterapia do Hospital Provincial da Lunda-Norte, Paulo Maquenga, disse que é de louvar o gesto dos jovens. Paulo Maquenga revelou que o hospital atende diariamente entre 15 a 20 pacientes, maioritariamente crianças, com necessidades de transfusões de sangue e alguns acabam por falecer por não existir stock suficiente.  “As fortes chuvas que se abatem nos últimos dias na região, associadas à falta de saneamento básico, têm causado o aparecimento de malária, que, com os casos de anemia, ceifam a vida de muitas crianças”, disse Paulo Maquenga, acrescentando que a população é aconselhada a procurar os hospitais.

Tempo

Multimédia