Províncias

Centro médico do Mussuco garante qualidade de saúde

Victorino Matias | Cuango

A população da localidade do Mussuco, na província da Lunda-Norte, vai deixar de percorrer longas distâncias na busca de assistência médica, com a inauguração, na quarta-feira, de uma unidade hospitalar

A população da localidade do Mussuco, na província da Lunda-Norte, vai deixar de percorrer longas distâncias na busca de assistência médica, com a inauguração, na quarta-feira, de uma unidade hospitalar.
Com capacidade de atendimento para 1000 famílias residentes naquela comunidade, o centro hospitalar, enquadrado no Programa de Desenvolvimento Rural, dispõe de um consultor médico, duas sala de observação, uma farmácia, sala de espera, três camas e conta com duas enfermeiras que garantem a assistência médica. Diariamente, a unidade recebe mais de 15 doentes.  
O administrador municipal do Cuango, Tomás Muacabalo, que procedeu ao corte da fita disse, na ocasião, ser intenção do governo provincial aproximar os serviços de saúde às grandes aglomerações populacionais da região, de forma a contribuir na redução da mortalidade materno-infantil.
 Ngulyacama, figura lendária da região dos Mussucos, agradeceu, em nome da população local, às autoridades administrativas pelo facto de terem erguido naquela comuna um centro médico, uma vez que no passado os habitantes eram obrigados a percorrer 20 quilómetros em busca de assistência médica e medicamentosa.
“Vamos agora procurar conservar este bem que é de todos. Este centro veio para minimizar os problemas de saúde com que nos deparávamos”, afirmou.

Tempo

Multimédia