Províncias

Comuna de Xacassau com serviços sociais

A comuna de Xacassau, no município do Lucapa, província da Lunda-Norte, está a renascer dos escombros, com a inauguração, quarta-feira, de um posto médico e do sistema de energia eléctrica, para iluminação pública e domiciliária.

Comuna ganha infra-estruturas como escolas e centros hospitalares
Fotografia: Francisco Bernardo

A comuna de Xacassau, no município do Lucapa, província da Lunda-Norte, está a renascer dos escombros, com a inauguração, quarta-feira, de um posto médico e do sistema de energia eléctrica, para iluminação pública e domiciliária.
As infra-estruturas sociais foram inauguradas pela administradora municipal do Lucapa, Isabel Pascoal Gregório, no âmbito das comemorações do 4 de Janeiro, Dia dos Mártires da repressão colonial, na Baixa de Cassanje.
Segundo as autoridades comunais, os empreendimentos vão contribuir para o desenvolvimento da região e melhoria das condições de vida dos seus habitantes, bem como mudar a imagem da vila de Xacassau, destruída durante o conflito armado.
O posto médico, segundo autoridades locais, vai garantir eficiência na assistência sanitária às populações, sobretudo às mães em gestação e crianças, reduzindo substancialmente os índices de mortalidade materno-infantil e por doenças que poderiam ser evitadas com uma assistência sanitária permanente.
 O soba de Xacassau, Gonçalves Muandonga, visivelmente satisfeito, reconheceu os esforços do Executivo, que visam melhorar as condições de vida das populações, garantindo serviços sociais básicos para a sua sobrevivência.Gonçalves Muandonga agradeceu a instalação dos serviços de saúde na comuna porque, segundo referiu, “as populações deixam de percorrer longas distâncias em busca de assistência médica e medicamentosa”.
 Ao mesmo tempo, disse o soba, a iluminação pública vai garantir mais segurança aos habitantes da vila de Xacassau e arredores, evitando acções desencadeadas à noite pelos marginais.A comuna de Xacassau dista mais de 90 quilómetros da sede municipal do Lucapa e tem uma população estimada em cerca de 12 mil habitantes.
Para além dos serviços de saúde e energia eléctrica, os habitantes de Xacassau contam também com o sistema de água canalizada e a principal via de acesso àquela localidade já foi reabilitada com a montagem da ponte sobre o rio Chicapa.

Tempo

Multimédia