Províncias

Construção de maternidade termina este ano

As obras de construção da Maternidade Provincial e do Hospital Municipal de Saurimo, com capacidade para mais de 120 camas cada, podem estar concluídas dentro deste semestre, anunciou ontem o director provincial da Saúde da Lunda Sul, Costa Samuquinda.

Avançou que a conclusão das obras pode acontecer no período acima referido, caso não haja constrangimentos. “Se a situação for contrária ao que pretendemos, vamos ter apenas os trabalhos prontos no final do ano”, prevê.
O director considerou a conclusão das obras de construção dos dois empreendimentos hospitalares como as grandes prioridades do sector, para este ano. Associam-se a estes projectos o reforço da vigilância epidemiológica, sobretudo nas zonas fronteiriças.
Costa Samuquinda acrescentou que as unidades sanitárias vão oferecer serviços de radiologia, obstetrícia, consultas externas, pediatria, ginecologia, consultas pré-natais, neurologia, planeamento familiar, blocos operatórias, além de terem zonas de lazer.
O sector vai continuar a criar políticas que visam a valorização dos recursos humanos, formação permanente, aumento de médicos e de enfermeiros, distribuição qualitativa e quantitativa dos técnicos no interior da província, reforçar as campanhas de sensibilização e mobilização, com vista a informar a população sobre as formas de prevenção de várias doenças.
As autoridades sanitárias vão ainda reforçar o controlo de doenças endémicas e as negligenciadas, assim como promover jornadas científicas, em que serão analisadas as causas, origens, formas de prevenção de enfermidades.

Tempo

Multimédia