Províncias

Crianças com novas escolas e parque infantil

Vitorino Matias | Dundo

Capenda Camulemba, na província da Lunda Norte, conta actualmente com novas infra-estruturas sociais que garantem melhores condições de vida às populações e acabam de ser inauguradas pelo governador Ernesto Muangala.

Estão em funcionamento duas escolas para o ensino primário, um posto de saúde e um parque infantil, construídos no quadro do Programa dos Investimentos Públicos. As escolas foram construídas nas localidades de Muatxihunga, a 40 quilómetros da sede comunal do Xinje, e em Quitamba, a dez quilómetros da sede municipal de Capenda Camulemba, com vista a permitir a inserção, no presente ano lectivo, de mais 400 crianças que se encontravam fora do sistema do ensino. As escolas têm  tanques de água potável.
A comunidade estudantil do município de Capenda Camulemba beneficiou ainda de uma biblioteca, que vai ser constituída fundamentalmente por livros infanto-juvenis.
A unidade sanitária, que vai beneficiar os habitantes do bairro Quitamba, é constituída por consultório médico, sala de observação, secção do Programa Alargado de Vacina (PAV) e farmácia interna.
O administrador municipal de Capenda Camulemba, Pedro Blair, disse que “estamos progressivamente a implantar infra-estruturas sociais nas comunidades distantes da sede municipal, para que a população sinta os efeitos do desenvolvimento e os esforços do Executivo na redução da pobreza”.

Tempo

Multimédia