Províncias

Data das festas da cidade está a gerar divergência

A ausência de um Boletim Oficial da antiga administração colonial no qual se mencione o dia da elevação da antiga vila do Dondo à categoria de cidade está a causar divergências em relação à verdadeira data das festas da cidade, actualmente comemoradas a 28 de Maio.

Festas da cidade são comemoradas no dia 28 de Maio
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

A preocupação foi levantada numa mesa-redonda promovida pela Administração Municipal de Cambambe e inserida nas celebrações do 45º aniversário da ascensão do Dondo à categoria de cidade, em 1973.
Durante o debate, presenciado pelo administrador municipal de Cambambe Adão António Malungo, várias opiniões admitiram o dia 28 de Maio como a verdadeira data da cidade, fazendo recurso a alguma literatura escrita da época, que aponta para esta mesma possibilidade.
Entretanto, para evitar  contradições sobre a data, os participantes no debate defenderam a investigação do assunto pelo Ministério da Cultura, para  definir o verdadeiro dia da cidade com provas documentais. O historiador Edgar Marcolino lembrou que, durante muitos anos, o aniversário do Dondo foi celebrado a 29 de Maio, por, alegadamente, neste dia, se ter registado, na região, uma rebelião das populações  contra as autoridades coloniais portuguesas, liderada por Abel André Domingos “comandante Stona”.

Tempo

Multimédia