Províncias

Dundo à frente nos investimentos públicos

Isidoro Samutula|Dundo

O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, anunciou, durante o acto de tomada de posse dos novos membros do Governo, que o Executivo investiu mais de mil milhões de kwanzas em infra-estruturas de impacto social e económico no município do Chitato, no quadro do programa de melhoria da qualidade de vida da população.

Governador avaliou projectos em curso
Fotografia: Isidoro Samutula|Dundo

Tomaram posse José Alberto dos Santos Rosa, administrador municipal do Chitato, Lourdes Canona José, directora dos Transportes, Correios e Telecomunicações, Ana Laurinda Ontoner, administradora municipal adjunta do Capenda Camulemba, e Domingos Sebastião, administrador comunal do Xinge.
Entre as obras de maior impacto, o governador mencionou a primeira fase da Centralidade do Dundo, a reabilitação e ampliação do projecto agro-pecuário de Cacanda e dos sistemas de abastecimento de água potável à cidade do Dundo e a construção das infra-estruturas integradas da Universidade Luegi Akonde, como os grandes projectos desenvolvidos nos últimos dez anos no município do Chitato e sobretudo na cidade do Dundo, capital da província da Lunda Norte.
Ernesto Muangala referiu a melhoria da rede viária, como a asfaltagem das ruas da cidade do Dundo, da estrada até ao Lucapa e da via Dundo-Xá Muteba, nas estradas nacionais 180 e 225, infra-estruturas escolares e sanitárias, que fazem do município do Chitato a região que recebe mais investimentos públicos.
O governador salientou que o Chitato é a única sede municipal com estradas asfaltadas para as sedes comunais. O município conta igualmente com sólidas infra-estruturas energéticas, destacando a central térmica que tem a capacidade de 32 megawatts e a central hidroeléctrica do Luachimo que vai ser reabilitada e ampliada para 30 megawatts.
Ernesto Muangala anunciou novos projectos para o município do Chitato, com destaque para a construção de mais mil apartamentos e novas infra-estruturas integradas à |Dreserva fundiária Chitato II, aprovadas na sessão do Conselho de Ministros.

Avaliação dos quadros

O governador da Lunda Norte anunciou que vai avaliar, a partir deste mês, o desempenho dos membros do Governo Provincial, com base na qualidade do serviço público prestado à população e a execução prática das orientações superiores, no âmbito do processo de desenvolvimento social e económico da província. Ernesto Muangala disse que a avaliação é extensiva aos directores provinciais, administradores municipais e comunais, chefes de departamentos e secções e outros responsáveis e quadros.
Ernesto Muangala disse que a avaliação sistemática dos quadros visa resgatar os hábitos de trabalho e demonstrar que cada um pode, através do trabalho, contribuir para o enriquecimento do país.

Tempo

Multimédia