Províncias

Dundo vai formar professores primários

Victorino Matias |Dundo

O sector da Educação na província da Lunda Norte é reforçado este mês, com a entrada em funcionamento de um Magistério Primário, no Dundo, no quadro das acções que visam melhorar a qualidade de ensino primário, através da formação de professores, anunciou o governador Ernesto Muangala.

Ensino para crianças conhece outra dinâmica com a entrada do novo magistério
Fotografia: jaimagens |

Ao intervir durante a primeira reunião do Conselho Provincial de Auscultação e Concertação Social, Ernesto Muangala disse que a escola, de 21 salas, tem laboratórios de Física, Química e Biologia, bem como ginásio, campo polidesportivo, cantina e refeitório. O novo estabelecimento de ensino, construído no âmbito do Programa de Investimentos Públicos, tem um internato com capacidade para 250 alunos e uma residência para o director.
O governador anunciou que o Magistério Primário, primeiro do género na Lunda Norte, vai receber também estudantes dos demais municípios da província. Informou que, desde 2013, têm sido criadas as condições para a construção de escolas de subsistemas não-universitários, financiada pelo programa de emergência aprovado para o sector.
 O governador adiantou que se encontra em construção, no Dundo, um Instituto Médio de Saúde, além de outro politécnico no município do Lucapa, acoplado a um internato e outros serviços de importância pedagógica, para impulsionar os níveis de desenvolvimento da região.

Tempo

Multimédia