Províncias

Ensino Superior no interior da Lunda Norte

Isidoro Samutula | Dundo

O Governo Provincial da Lunda Norte e o Ministério do Ensino Superior vão estabelecer mecanismos para criar condições académicas e de infra-estruturas na província, afirmou, no Dundo, a secretária de Estado, Maria Augusto da Silva Martins.

Estudantes da província da Lunda Norte já não têm necessidade de se deslocar para outras regiões a fim de frequentarem o ensino superior
Fotografia: Benjamim Cândido|Lunda Norte

Com base nas opções estratégicas definidas pelo Executivo, a secretária de Estado do Ensino Superior e Inovação disse que a assinatura do memorando com o Governo Provincial da Lunda Norte permite estreitar a cooperação entre o Ministério do Ensino Superior e autoridades locais, sobretudo a conjugação de esforços para a construção de infra-estruturas universitárias e a criação de novos cursos nas diferentes unidades orgânicas.
Maria da Silva Martins reconheceu que há iniciativas que estão a ser desenvolvidas pelo Governo Provincial da Lunda Norte, que devem ser formalizadas pelo Ministério do Ensino Superior, visando proporcionar mais qualidade de ensino nas instituições da província.
O memorando assinado pelo Governo Provincial e o Ministério do Ensino Superior assegura a manutenção dos poderes e responsabilidades do sector e as acções a desenvolver pelo Governo Provincial da Lunda Norte e a coordenação do processo de formação de quadros neste sistema de ensino. Ao Ministério do Ensino Superior cabe, no âmbito do acordo, pronunciar-se sobre a viabilidade técnica e pedagógica de qualquer iniciativa no domínio do Ensino Superior, apresentada pelas autoridades locais e a emissão das orientações metodológicas necessárias ao bom funcionamento das instituições de ensino.
Maria da Silva Martins garantiu a concessão anual de bolsas de estudo internas e externas para a comunidade académica da província e prometeu a execução das acções que garantam a promoção da qualidade dos serviços prestados, pelas instituições de Ensino Superior na província.
O Governo Provincial, segundo o memorando, tem a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento do Ensino Superior na região, em harmonia com o Plano Nacional de Desenvolvimento, criando condições de alojamento para os docentes estrangeiros a trabalhar em Angola, no âmbito de acordos de cooperação internacional. As autoridades da Lunda Norte comprometem-se a construir infra-estruturas académicas, científicas e sociais para a promoção e desenvolvimento do Ensino Superior na província e colaborar com o ministério de tutela na selecção dos melhores estudantes do ensino secundário, com vista à atribuição de bolsas de estudo.
O Governo Provincial deve ainda colaborar com o sector na elaboração do plano de desenvolvimento das instituições sedeadas na província da Lunda Norte e promoção de acções que concorram para a criação de novos cursos nas diferentes unidades académicas.

Tempo

Multimédia