Províncias

Ernesto Muangala abre universidade

Armando Sapalo| Dundo

O governador da Lunda-Norte anunciou que vão ser criados mecanismos para os professores universitários da quarta região académica residentes poderem viver em alguns dos apartamentos da nova centralidade do Dundo, cujas obras estão quase concluídas.

Governador da Lunda-Norte Ernesto Muangala fez entrega das novas infra-estruturas à Universidade Lueji Akonde
Fotografia: Benjamin Cândido| Dundo

O governador da Lunda-Norte anunciou que vão ser criados mecanismos para os professores universitários da quarta região académica residentes poderem viver em alguns dos apartamentos da nova centralidade do Dundo, cujas obras estão quase concluídas.
Ernesto Muangala, que fez a promessa na entrega das novas infra-estruturas à Universidade Lueji Akonde, garantiu que vai continuar a ser prestado apoio institucional àquele estabelecimento de ensino para minimizar as dificuldades de escassez de infra-estruturas administrativas e habitacionais.
A criação de infra-estruturas habitacionais, afirmou, vai permitir contratar mais docentes, sobretudo estrangeiros, de forma a garantir melhor ensino.
Para o exercício económico de 2013, no âmbito da construção de infra-estruturas integradas, o Governo Provincial em coordenação com as estruturas centrais, referiu, vai construir um campus universitário, cujo terreno está já identificado.

Novas infra-estruturas


A reitoria da Universidade Lueji Akonde, com sede na cidade do Dundo, tem novas instalações onde passam a funcionar os vários serviços administrativos, além de dispor de uma casa para o reitor.
As novas infra-estruturas da reitoria foram formalmente entregues pelo governador da província ao ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento.  O reitor da Universidade declarou que edifício foi reabilitado e apetrechado com equipamentos informáticos cedidos pelo Governo Provincial, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos. Samuel Vitorino disse que as novas instalações melhoram o funcionamento dos diferentes serviços do órgão da Universidade. A nova infra-estrutura tem, entre outros compartimentos, ­secretaria-geral, espaço de reuniões, com capacidade para 16 pessoas, quatro salas de espera, áreas de arquivo, biblioteca e um parque de estacionamento.

Residência protocolar


O Governo Provincial, no quadro das responsabilidades que assumiu com o Ministério do Ensino Superior, entregou igualmente uma residência protocolar destinada a responsáveis da Universidade da quarta região académica.
A casa, totalmente mobilada, está localizada numa área privilegiada, onde se encontram algumas das principais infra-estruturas de impacto social da cidade do Dundo. Tem cinco suites, duas salas, cozinhas, garagem para várias viaturas, quintal, varandas, escritórios e um espaço verde.

Tempo

Multimédia