Províncias

Faculdade de Medicina promove conferência

Armando Sapalo | Dundo

“A Universidade e a Conquista da Cidadania” é o tema central de uma conferência internacional promovida pela Faculdade de Medicina de Malange e que decorre de 18 a 20 de Outubro, no Dundo.

Escola Superior Pedagógica vai acolher a conferência internacional da Lueji A’Konde
Fotografia: Benjamim Cândido|dundo

Realizada no âmbito nas comemorações do quarto aniversário da Universidade Lueji A’Konde, a conferência vai analisar o funcionamento dos centros de estudos e desenvolvimento social da Escola Superior Pedagógica da Lunda-Norte, e de informação de medicamentos e toxicologia da Faculdade de Medicina de Malange.
O pró-reitor para a cooperação da universidade, Carlos Yoba, esclareceu que estes centros são estruturas destinadas a promover estratégias científicas e assegurar a orientação profissional dos alunos das instituições de ensino pré-universitário, a nível da quarta região académica.
 A educação da mulher, a preservação ambiental e a importância das tecnologias de informação e comunicação fazem parte da linha de actuação do Centro de Estudos e Desenvolvimento Social, enquanto o Centro de Informação de Medicamentos e Toxicologia tem como atribuições a caracterização eficiente do conhecimento da toxicologia no ensino da Medicina em Angola.
Os centros científicos são assegurados por pesquisadores de Angola, Cuba, Brasil e Portugal, o que lhes confere um estatuto de dimensão internacional.  A conferência vai  juntar especialistas e  professores  de  diversas instituições  de ensino superior,  nacionais e estrangeiras,  que vão  abordar  temas de  impacto social em dois painéis.
Um dos objectivos da sua realização é aproveitar experiências  avançadas das universidade de Moçambique e Portugal.  Em termos de organização académica, a Universidade Lueji A’Nkonde tem seis unidades orgânicas, nas quais estão este ano matriculados 8.853 estudantes e onde leccionam 150 docentes.
 Para melhorar os serviços académicos, está prevista a construção, no Dundo, de um Campus Universitário, para  congregar todas as estruturas do ensino superior num só local.

Tempo

Multimédia