Províncias

Faltam enfermeiros e água potável

Marcelo Manuel

A insuficiência de enfermeiros e a falta de água potável na comuna de Dange ya Menha, a 35 quilómetros do Dondo, estão entre as principais preocupações que afligem população local, disse o responsável da secção de Saúde

Situação já dura há sete meses e está causar sérios transtornos à população local
Fotografia: Dombele Bernardo

Felisberto João Serafim informou que na comuna existem três postos de saúde e há insuficiência de enfermeiros, pelo que são necessários mais técnicos para evitar que as pessoas percorram longas distâncias em busca da assistência médica e medicamentosa.
“Necessitamos de pelo menos de 20 técnicos de saúde para fazer face às dificuldades que os centros enfrentam. Esta preocupação já foi manifestada às instâncias superiores. Esperamos que a situação seja resolvido o mais rápido possível, porque  a população tem sérios problemas no diz respeito aos cuidados primários”, afirmou.
Actualmente existem 25 técnicos de enfermagem e 14 médicos, insuficientes para dar resposta às necessidades. O município de Cambambe conta com 21 unidades sanitárias, das quais cinco fora de serviço por questões ligadas à falta de pessoal.O chefe da secção de Saúde  do município de Cambambe disse que este ano foram diagnosticados 26.000 com casos de paludismo, a patologia mais  frequente na região, a par das doenças respiratórias.
 
Falta de água potável

A falta de água potável em Dange ya Menha resultade uma avaria e está a preocupar as autoridades locais e as comunidades. O regedor disse que a situação já dura há sete meses e está a causar sérios transtornos à população que, por cada recipiente de água, paga de dez  a 50 kwanzas.
Apesar da situação, o regedor informou que a Administração Municipal tem apoiado a população com um caminhão cisterna, mas de forma irregular e em quantidades insuficientes.Durante a época da chuva, disse, a solução passa pelo aproveitamento da água do rio Mucoso, situado a um quilómetro, mas que imprópria para o consumo humano.

Tempo

Multimédia