Províncias

Governador avalia andamento das obras

Isidoro Samutula |Lucapa

O governo da Lunda-Norte investiu cerca de quatro milhões de kwanzas para a expansão do sinal da Rádio Nacional de Angola (RNA) em todos os municípios da província, até Dezembro próximo, de modo a manter os habitantes informados dos acontecimentos do país e do mundo.

Governador Ernesto Muangala está preocupado com o número de jovens desempregados nas várias comunas do município do Lucapa
Fotografia: Jornal de Angola

O governador da província, Ernesto Muangala, anunciou a melhoria, durante a visita de constatação às infra-estruturas de impacto social em construção na comuna de Camissombo, município do Lucapa, do sinal da Rádio Nacional de Angola, por considerar um dos maiores investimentos no sector da Comunicação Social, depois da aquisição, no ano passado, do sistema DSNG para a Televisão Pública de Angola (TPA).
Além da expansão do sinal da RNA, Ernesto Muangala deu a conhecer a construção de várias infra-estruturas sociais no município de Lucapa, com destaque para o Instituto Médio de Administração e Gestão, com 18 salas de aula e um centro de saúde com a capacidade de 70 camas, financiado pela linha de crédito da China.
O governador orientou a administração municipal para a necessidade de construir casas sociais nas sedes comunais para os funcionários da administração comunal, enfermeiros e professores.
Ernesto Muangala solicitou maior celeridade na conclusão das 200 residências que estão a ser erguidas na sede municipal.

Desenvolver as comunas


 “No passado, a prioridade era para as sedes municipais, agora é altura de começarmos a levar o desenvolvimento às comunas”, realçou Ernesto Muangala, reconhecendo melhorias em alguns serviços sociais. Mas para se atingir o nível de desenvolvimento, o governador referiu ser necessário “reabilitar as vias de comunicação, melhorar o abastecimento de água potável e da energia eléctrica e a execução de projectos que garantam emprego à juventude e assegurem incentivos à actividade agropecuária”.
Ernesto Muangala mostrou-se preocupado com o número de jovens desempregados nas comunas de Capaia, Xá-Cassau, Camissombo e no sector de Calonda, tendo apelado à necessidade de eles frequentarem cursos de formação profissional, de forma a garantir uma profissão que os prepare para o mercado de emprego.
“A formação está em primeiro lugar, por isso é necessário que a juventude se dedique ao estudo, de modo que no futuro possa contribuir para o desenvolvimento do país.”
No município de Lucapa, Ernesto Muangala inspeccionou as obras das residências do administrador comunal e adjunto do Xá-Cassau, as obras da escola primária no bairro Sambinza, o sistema de abastecimento de água e o centro de saúde no bairro Chilumbica, na localidade de Luó. O governador recebeu explicações sobre as obras de reabilitação do centro materno-infantil de Calonda, da casa mortuária, do campo multiusos em Calonda e da escola primária na sede municipal.
Também analisou as obras da mediateca municipal e do edifício da segurança social. O governador tomou nota do processo de asfaltagem das ruas de Lucapa e das obras de terraplenagem da via que liga os municípios de Lucapa e Cambulo.

Tempo

Multimédia