Províncias

Governo Provincial alarga rede escolar

Isidoro Samutula| Cuilo

O governador provincial da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, garantiu a construção de escolas nos municípios do Cuilo e de Caungula.

Mais crianças dos municípios do Cuilo e de Caungula vão ser inseridas no sistema normal de ensino e aprendizagem
Fotografia: JA

O governador provincial da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, garantiu a construção de escolas nos municípios do Cuilo e de Caungula. As autoridades, acrescentou, vão ainda envidar esforços para que o segundo ciclo do ensino secundário chegue às referidas localidades, a partir do próximo ano lectivo.
Para possibilitar o rápido desenvolvimento dos municípios do interior, o município do Cuilo vai dispor, até ao final deste ano, de  uma agência do Banco de Poupança e Crédito (BPC) e de um Balcão Único do Empreendedor (BUE), de forma a permitir o reforço da capacidade financeira das pessoas, a prática de pequenos negócios e financiar micro, pequenas e médias empresas, segundo o governador.
O município do Cuilo, anunciou o governador, vai contar, dentro do primeiro semestre do próximo ano, com 200 casas sociais, no âmbito do programa habitacional em curso em todo o país. As referidas casas pré-fabricadas já se encontram na capital do país, aguardando pela construção das bases para posterior montagem na região.
A construção destas casas sociais, incluindo projectos de construção dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável e energia eléctrica, permitiu a criação de 30 empregos directos para jovens.
O governador Ernesto Muangala considerou que as obras de reabilitação da estrada nacional 225, iniciadas recentemente, que vai ligar o município do Chitato e as sedes municipais do Cuilo e Lubalo, vão possibilitar o rápido desenvolvimento da província em todos os domínios.
No município do Cuilo, o governador Ernesto Muangala inaugurou a Casa da Juventude, para servir de lugar de estudo, lazer e recreação, e deste modo ocupar os tempos livres dos jovens.
As referidas instalações dispõem de três quartos, com capacidade para sete camas, casa de banho, cozinha, uma sala de estar e outra para recreação.
Ernesto Muangala inaugurou, também, no bairro Sapalanga, um jango comunitário, onde a autoridade máxima da comunidade passa a realizar os encontros de carácter informativo e organizacional com a população. A par disso, a localidade de Sapalanga dispõe ainda de um parque infantil, para proporcionar momentos de recreação às crianças da região.
O referido espaço conta com uma sala de projecção de vídeos e aulas de moral e cívica, com capacidade para 30 crianças.

Tempo

Multimédia