Províncias

Habitantes de Calonda já bebem água potável

Mais de dois mil habitantes do sector de Calonda, Lucala, dispõem, desde quinta-feira, de um sistema de captação e distribuição de água potável.

Mais de dois mil habitantes do sector de Calonda, Lucala, dispõem, desde quinta-feira, de um sistema de captação e distribuição de água potável.
A entrada em funcionamento deste sistema, no âmbito do Programa “Água para todos”, permite aos habitantes de Calonda, na maioria camponeses e trabalhadores reformados da Endiama, voltar a consumir água potável depois de terem estado três anos privados de o fazerem na sequência da paralisação da antiga captação, que funcionava com equipamentos com mais de 50 anos. As obras de reabilitação da captação de água, iniciadas em Junho e concluídas no final de Agosto, estão orçadas em 24 milhões de kwanzas.
O projecto, da responsabilidade da administração do Lucapa, realizado no âmbito do Programa Municipal Integrado de Combate à Fome e Redução da Pobreza, tem capacidade para bombear 135 metros cúbicos por hora.
O sistema tem duas bombas, que funcionam permanentemente e alimentam os tanques que abastecem a comunidade, um reservatório novo, de 150 metros cúbicos, e mais de uma dezena de depósitos recuperados, com a capacidade de 25 metros cúbicos.
A distribuição aos domicílios é feita pelo processo de gravidade, assegurado por um sistema restaurado de canalização que transporta a água para os chafarizes instalados nos bairros periféricos.
O próximo passo é a instalação dos sistemas de captação, por furos artesianos, em algumas vilas, bairros e localidades.

Tempo

Multimédia