Províncias

Hospital Municipal do Lucapa totalmente reabilitado este ano

Armando Sapalo | Lucapa

O Hospital Municipal do Lucapa, com mais de 50 anos de existência, vai ser totalmente reabilitado ainda este ano, com vista a melhorar a assistência médica às populações locais, anunciou o responsável da repartição da Saúde, Silvestre Henrique.

As obras pretendem conferir melhores condições de trabalho aos técnicos
Fotografia: Jornal de Angola

O Hospital Municipal do Lucapa, com mais de 50 anos de existência, vai ser totalmente reabilitado ainda este ano, com vista a melhorar a assistência médica às populações locais, anunciou o responsável da repartição da Saúde, Silvestre Henrique.
O responsável do sector naquele município da Lunda-Norte disse que a reabilitação da unidade sanitária de referência, no município do Lucapa, decorre no âmbito das políticas traçadas pelo governo da província, com vista à modernização dos serviços de saúde a nível da região. Devido ao avançado estado de degradação da instituição, o chefe da repartição da Saúde realçou que as obras de recuperação do hospital municipal são profundas.
 Está prevista a reabilitação das cinco naves que compõem a unidade, com realce para as enfermarias e o primeiro piso do edifício, onde funcionam os serviços de maternidade, lavandaria e cozinha.
As obras visam conferir melhores condições de trabalho aos técnicos que garantem o funcionamento do hospital, disse Silvestre Henrique, tendo avançado que áreas de extrema importância, como o banco de urgência, laboratório e a farmácia, vão merecer intervenções especiais.
Aquele responsável disse que, a par da recuperação da estrutura física do edifício, está ainda previsto o apetrechamento, com equipamentos técnicos modernos, das áreas de especialidade médica, visando a prestação de serviços de qualidade aos pacientes.
Com vista à expansão dos serviços sanitários nas zonas de maior aglomeração populacional, Silvestre Henrique adiantou que se encontram em fase final de construção dois postos médicos nas aldeias que rodeiam as localidades do Calonda e Camukuia (Luó).
O administrador mostrou-se preocupado com o facto da assistência médica a nível do município ser garantida apenas por cinco médicos para um universo de cerca de 150 mil habitantes.
Para colmatar este défice, a administração municipal vai contratar mais 11 novos médicos, com vista a melhor a qualidade da prestação de serviços à população. Quanto aos medicamentos, Silvestre Henrique assegurou que se registam algumas melhorias consideráveis no abastecimento, acrescentando que a repartição municipal da Saúde do municípiodebate-se com falta de ambulâncias, uma vez que existe apenas uma na localidade do Calonda e outra na comuna do Camissombo. Outras duas viaturas existentes apoiam os serviços administrativos.
O município do Lucapa conta, além do hospital municipal, com quatro postos médicos, nas comunas de Xa-Cassau, Capaia, Camissombo e Lou, bem como um centro de saúde na localidade do  Calonda.

Tempo

Multimédia