Províncias

Instalado laboratório de solos de apoio à agricultura

Armando Sapalo| Dundo

A Estação de Desenvolvimento Agrário, em construção no município de Capenda Camulemba, Lunda-Norte, para armazenamento e comercialização de sementes e fertilizantes, vai contar com um laboratório de estudo e análise dos solos, anunciou o director da Agricultura.

A Estação de Desenvolvimento Agrário vai dispor de uma área agrícola experimental destinada ao exercício de aulas práticas com dezenas de hectares
Fotografia: Benjamim Cândido |Dundo

A Estação de Desenvolvimento Agrário, em construção no município de Capenda Camulemba, Lunda-Norte, para armazenamento e comercialização de sementes e fertilizantes, vai contar com um laboratório de estudo e análise dos solos, anunciou o director da Agricultura.
O agrónomo José Mendes afirmou que o laboratório começa a funcionar em Abril próximo, altura em que também vai ser inaugurada a Estação do Desenvolvimento Agrário, para se ocupar do estudo dos solos, com vista a determinar as culturas mais indicadas para o desenvolvimento de uma actividade agrícola sustentável.
A construção da Estação de Desenvolvimento constituiu, para o agrónomo, o ponto de partida para a modernização da agricultura na região e, referiu, vai ser determinante no aumento dos níveis de produtividade e na minimização das dificuldades que os camponeses enfrentam, sobretudo, na preparação e desbravamento de terras, por falta de máquinas pesadas.
A ausência de uma brigada de mecanização agrícola, cuja intervenção permite um maior aproveitamento dos solos, tem estado a criar embaraços no trabalho desenvolvido pelos camponeses locais, assegurou o responsável, que defendeu a implantação contínua de infra-estruturas modernas de apoio à produção agrícola, para corresponder às condições naturais e a fertilidade das terras, de forma a contribuir para o aumento substancial dos níveis de produção. O director provincial da Agricultura informou que além da entrada em funcionamento do laboratório dos solos, que é do ponto de vista técnico uma grande inovação no sector agrário da região, vai, ainda este ano, ser criada uma brigada de tractoristas, através de acção formativa de curta duração. A constituição desta brigada vai contribuir para a aproximação da assessoria técnica aos agricultores e permitir que a província deixe de praticar uma agricultura rudimentar de subsistência, passando a adoptar projectos de maiores rendimentos à empresas agrícolas.
Nesse momento, esclareceu, o Governo Provincial, por intermédio da Direcção da Agricultura e Desenvolvimento Rural, está a trabalhar no recrutamento de quadros que vão assegurar o funcionamento do laboratório de solos.

Apoio à agricultura

José Mendes informou que a Estação Desenvolvimento Agrário em construção no município do Capenda Camulemba tem também componentes de apoio à actividade agrícola. 
O empreendimento permite promover seminários de formação, visando reforçar as competências técnicas aos agricultores, pequenos e médios camponeses dos municípios da região sul da Lunda-Norte.
No quadro das políticas de formação, a Estação de Desenvolvimento Agrário vai dispor de uma área agrícola experimental, destinada ao exercício de aulas práticas, com 30 hectares.
O projecto é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e conta com o financiamento de Espanha. As obras da infra-estrutura começaram em Junho de 2011 e a sua inauguração está prevista para o próximo mês de Abril.
A Estação Agrária contempla duas residências para os técnicos, escritórios, biblioteca, auditório e um armazém frigorífico para a conservação e armazenamento de produtos agrícolas, com realce para hortícolas.
  O projecto vai também facilitar o escoamento da produção dos camponeses do sul da província e abrir portas para o estabelecimento de uma rede comercial, devido à falta de um mercado próprio para a venda de produtos do campo na região.

Tempo

Multimédia